Quem é Mónica Ferreira

Quem conhece a Mónica Ferreira, conhece-a pelos melhores motivos! Uma mulher empreendedora, uma profissional de mão cheia com espírito de iniciativa, capacidade de liderança e não menos importante caracteriza-a uma humildade recheada de elegância e grande espírito humano. Como diz a própria: “tenho a preocupação constante de em todos os momentos aliviar os outros”.

Desde cedo revelou jeito para trabalhos manuais e para a arte. Talvez por isso, a arquitectura tenha sido o seu primeiro sonho. No entanto, o casamento e a dedicação à família fizeram com que seguisse outro ramo. Hoje sente-se uma mulher realizada, consegue equilibrar os três pontos mais importantes da sua vida: a profissão, a educação dos seus filhos e a assistência à sua mãe que é a “sua líder”.

Durante alguns anos Mónica entregou-se ao trabalho como assistente de gabinete e recepcionista na clínica dentária Dentoral. “Foi um prazer ajudar a abrir aquela maravilhosa clínica onde o profissionalismo, a higiene e a elegância sempre foram e continuam a ser as principais exigências do grande profissional e gerente que é o Dr. Bascuinho. Mantive-me durante seis anos e aprendi muito. Encontrei a sintonia entre o trabalho manual e as relações públicas”.

Foram heranças genéticas: a vocação para o trabalho e para os negócios. A teimosia de vencer está-lhe na massa do sangue e sente-se na firmeza das suas palavras. “Sempre vi a minha mãe, sem descanso, sem férias. Em todas as horas lutava, sozinha, por um objectivo: conseguir criar e educar as suas filhas e sempre com um rosto recheado de muito carinho e muita alegria, quer para as filhas, quer para todos os que precisassem de calor humano. “Parabéns MÃE pela lição humana e de trabalho que nos deu”.

“Não nasci “em berço de ouro” mas, fui sempre muito mimada pela família e pelos amigos, tive a sorte de nascer motivada, senti o prazer de vencer no meu primeiro trabalho de férias em França enquanto estudante (apanha de maçãs, arrumar quartos , passe, serviço de bar) pois aí apercebi-me dos louvores que recebia e senti que em qualquer desafio desde que se tenha motivação, espírito de sacrifício e dedicação conseguimos alcançar a meta e saborear a satisfação de vencer. Quando me lanço a um projecto/desafio nada me faz desistir nem que para isso tenha que dobrar o “Cabo Bojador em caravela”.

Copyright 2016 © Todos os direitos Reservados ao DaySPA Mónica

O percurso Profissional

Mónica Ferreira teve a sua primeira formação em 1983 na Academia Mame Campos.

Esforçou-se por ter o seu primeiro emprego num local exigente em elegância sendo o local eleito - o clássico Chiado. Sendo que, já estava certificada com carteira profissional pela Associação de Cabeleireiros e Serviços nas áreas de esteticismo, cosmetologia, massagista, calista, pedicura e manicura.

Nos anos de 85/86 formou-se na academia parisiense Michel Dumas na vertente de maquilhagem e caracterização. Ainda em França, Bolonha, especializou-se em micro pigmentação na academia Bruno`s Formacion, tendo nesta área da maquilhagem permanente absorvido vários outros cursos na Europa.

Reservou sempre tempo para actualizações constantes em congressos, seminários e cursos de âmbito nacional e internacional na área da estética.

É ainda colaboradora assídua da revista Estética Viva - publicação líder no sector da estética profissional em Portugal. Foi também nesta publicação que no ano de 2005 apresentou a sua técnica de Massagem Rítmica Artística num momento de grande apoteose, encerrando com chave de ouro o Fórum Estética Viva que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa.

A par das responsabilidades de gerente e com a sua actividade directa com clientes, a Mónica está sempre disponível para dar o seu apoio quando convidada por academias de Formação Profissional.

As congratulações que tem recebido ao longo dos anos de diversas entidades dão-lhe a força para continuar a defender a estética como uma área de grande prevenção na saúde, no bem-estar e na beleza.

Para tal exige-se um conhecimento absoluto e profissional, um grau de honestidade elevadíssimo, assim como, estar sempre actualizada no que realmente é eficaz, como afirma: “Só é possível atingir o sucesso com muito trabalho, muita iniciativa, muito conhecimento académico, muita inovação e acima de tudo muita qualidade”.

Empreendedora

Após o seu emprego no Chiado, Mónica foi convidada pela Sra. D. Nelly Campos para abrir um espaço em Cascais mas, o seu amor pela sua cidade não o permitiu.

Aventura-se então por conta própria no seu primeiro instituto no Centro Comercial Sommer, em Almada, acompanhada de uma equipa de sete profissionais de estética.

O profissionalismo e a enorme capacidade de comunicação, honestidade e espírito de sacrifício da própria e das suas profissionais fizeram com que as clientes rapidamente surgissem e que se mantivessem. Após 18 anos, mais uma vez a sua capacidade de iniciativa não a deixam estar parada. Mónica ambiciona um espaço de excelência onde possa proporcionar mais e melhor aos seus clientes e prova disso são os funcionários que até hoje a acompanham e aos quais se refere assim:

“As minhas funcionárias são 80% do meu nome, tenho tudo a agradecer-lhes. Nos bons e nos maus  momentos estiveram e estão sempre ao meu lado. Desculpem-me a minha fragilidade mas tenho que dizer: Adoro-as”.

Em 2002 surge um espaço excelente no centro da cidade, num local movimentado e visível, ‘O CORAÇÃO DE ALMADA’. Com pareceres positivos de vários amigos, o último e derradeiro foi o de sua mãe com 80 anos na altura: “ minha filha avança, precisas tanto daquele espaço, como aquele espaço precisa de ti”. E assim, tinha tudo para dar certo.

Se bem pensou, melhor o fez, Mónica Carvalho começa por contactar bancos e fiadores: “Todos acreditaram em mim e disponibilizaram-se em me ajudar nesta verdadeira aventura”. O risco foi grande mas a verdade é que o êxito já lhe estava destinado.

Hoje é gerente e proprietária do daySPA Mónica e explica qual o feeling: “Sinto-me sempre no início, tudo o que fiz até hoje sei que posso sempre melhorar no futuro e o que me empurra na vida é a satisfação de vencer e cumprir com honestidade."